​Héctor Briones

Professor adjunto do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) | Curso de Teatro-Licenciatura; Mestrado em Artes; ProfArtes. Atualmente coordena o Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES do ICA-UFC). Doutor em Artes Cênicas pelo PPGAC - Universidade Federal da Bahia (2007 - 2011). Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC-UFBA (2006/07). Ator e Licenciado em Atuação formado pela Pontifícia Universidad Católica de Chile (1994 - 1998). Coordena o Laboratório de Poéticas Cênicas e Audiovisuais (LPCA). Coordenou o projeto 'Trânsitos na Cena Latino-americana' (2008 - 2012).

Miguel Vellinho

Doutor e Mestre em Teatro pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da UNIRIO e professor adjunto do curso de Ensino de Teatro da UNIRIO. Foi fundador do Grupo Sobrevento. É membro do conselho editorial da revista Móin-móin, editada pela UDESC, desde a sua criação. Em 1999 fundou a Cia PeQuod – Teatro de Animação que conta hoje com um repertório sólido de onze espetáculos premiados e elogiados pela crítica.  Como diretor, foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro pelos espetáculos Peer Gynt e Marina. Foi vencedor do Prêmio Zilka Salaberry de Teatro Infantil em 2011 na categoria Melhor Direção pelo espetáculo Marina, a sereiazinha.

Herê

Aquino

 

É diretora, pesquisadora e professora de teatro. Iniciou sua carreira em 1990 quando fundou o Grupo Expressões Humanas. É especialista em Semiótica pela Universidade Estadual do Ceará, graduada em Gestão Pública pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e formada em Direção Teatral pelo Instituto de Arte e Cultura Dragão do Mar.

Marcelo Romagnoli

É dramaturgo e diretor, atuando nos teatros adulto e infanto-juvenil na cidade de Sâo Paulo desde 1994.  Formado em Direção Teatral pela ECA/USP e História da Arte pelo Instituto Lorenzo de Médice em Florença-Itália. Desde 1998 escreve regularmente para crianças e jovens, tendo encenados 24 textos no período. Entre os prêmios recebidos, destacam-se o da Associação Paulista dos Críticos de Arte APCA 2017 (texto e direção) para “Gagá” e “Buda”  e Prêmio SP  “Buda”; APCA 2010 de Melhor Diretor com o espetáculo "Espoleta". Tem cinco livros publicados.

Carol

Veras

Mestranda em Artes, pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Comunicação pela Faculdade 7 de Setembro (FA7-2010) e em Teatro (UFC-2018). Fotógrafa, tem interesse de pesquisa pelas fotografias de teatro, com ênfase na corporeidade e na potência gestual da imagem. Com experiência em pesquisa sobre fotografias de guerra, atuando principalmente nos seguintes temas: fotografia, design gráfico, teatro e gesto.

Wallace Rios 

Começou sua carreira artística em 2002 no Curso Princípios Básicos de Teatro CPBT. No mesmo ano cursou o módulo de ILUMINAÇÃO do Colégio de Dança de Fortaleza realizado pelo INSTITUTO DRAGÃO DO MAR, a partir daí, iniciou sua pesquisa na área de Iluminação Cênica. Hoje é Iluminador do Instituto de Cultura e Arte - ICA da Universidade Federal do Ceará. Coordenador técnico do CENOTEC/CE Laboratório de Cenografia e Tecnologias da cena. Iluminador cênico com mais de 50 projetos já realizados. Professor de cursos livres em iluminação cênica da Escola Porto Iracema da Artes - Instituto Dragão do Mar - IACC, SECULT/CE. Graduado em Designer de Interiores - ESTÁCIO FIC. 

Astier Basílio

Poeta, crítico, jornalista, dramaturgo e professor paraibano. Autor de 14 livros.  Em 2014 venceu o prêmio nacional de dramaturgia da Funarte, com a peça Maquinista. Trabalhou como repórter, subeditor, crítico de teatro e literatura nos jornais Correio da Paraíba e Jornal da Paraíba e foi editor do suplemento Correio das Artes. É colaborador da revista Continente Multicultural, do Recife, e do blog Estado da Arte, do jornal O Estado de S. Paulo.  É bolsista do governo russo, estuda atualmente na faculdade preparatória, na Universidade Federal de Petrozavodsk, na República da Carélia

Lenildo Gomes

Produtor e gestor cultural; sociólogo e professor com experiência no ensino, gestão e elaboração de projetos e ações no campo das artes e da cultura. Mestre em Sociologia e Especialista em Gestão e Políticas Culturais. É diretor do Centro Cultural Belchior; integra o projeto de arte sonora dronedeus e o coletivo Mercúrio - Gestão, Produção e Ações Colaborativas.

Joaquim Sotero

Joaquim é historiador, ritmista, aderecista e figurinista. Graduado em História pela Universidade Federal do Ceará- UFC, pesquisador da cultural popular com foco nas tradições juninas. Possui formação em figurino pela Escola Porto Iracema das Artes. É diretor de criação e fundador da Escola de Samba Feitiço - Grupo e integrante da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (LIESB)– Rio de Janeiro - RJ; Realiza confecção de adereços para blocos carnavalesco de rua em Fortaleza desde 2015 e de quadrilhas juninas há mais de 10 anos. Assinou com Rodrigo Ferreira o figurino de ”Maquinista” (2018)  conquistando o Prêmio Ceará em Cena de melhor Figurino.

Beethoven Cavalcante

Ator, performer, artista visual, produtor e arte-educador. Graduando em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Membro do Grupo Pavilhão da Magnólia. Ex-bolsista do programa de iniciação à docência - PIBID/CAPES/IFCE. Formou-se em 2004 pelo Instituto Universal Brasileiro – IUB no curso profissionalizante livre de (nível básico) Desenho Artístico, Publicitário e Pintura. Ator e vice-presidente do Grupo de Teatro Arte da Ribeira de 2008 a 2012.  Foi educador do Museu de Arte Contemporânea do Ceará - MAC – CE (novembro 2012/ dezembro 2013). Participou da residência artística Habitat de atores – núcleo para a tua ação da Inquieta Companhia de Teatros (abril/outubro 2014). Dirigiu o espetáculo “Ezequiel 37”, montagem da 20° Turma de Licenciatura em Teatro do IFCE. Foi membro do grupo Pavilhão da Magnólia 2016 a 2019.

Rodrigo Ferrera

Ator, cantor, Drag Performer e Figurinista. Trabalha no Coletivo Artístico As Travestidas. Trabalha na noite de Fortaleza e participa esporadicamente de projetos musicais. Atualmente, faz mensalmente a festa Transvirada do Mambembe, e a festa Menáge à Fuáh, a cada dois meses no Mambembe. Encabeça o projeto A Barbada do Roberto. E atua no espetáculo carioca Nordeste Místico.

Rodrigo Frota

  • Grey LinkedIn Icon

Ayrton Pessoa Bob

É artista sonoro e visual, compositor, graduado em Filosofia (UECE), mestre em Artes (UFC). Atua como instrumentista e arranjador em apresentações e gravações de diversos grupos e intérpretes. Com várias influências e direções, costuma trabalhar em colaboração com outras linguagens e traz para sua música um pensamento transdisciplinar.

Orlângelo Leal

É cantor, compositor, dramaturgo e palhaço, um artista criativo, poético, excêntrico e Inquieto, que se expressa através da música, e das artes da presença (teatro, circo, dança) com obras que tocam seus fãs pela simplicidade e beleza. Em 1992 estreou como performer, traz na sua bagagem qualidade, profundidade e síntese em sua poética e melodias pegajosas.

Jocasto Britto

Sylvain Druot

Psicólogo, francês nativo de Versalhes, músico e professor de francês há mais de 10 anos. Mora no Brasil desde 2008, foi a música brasileira que o levou primeiro no Rio de Janeiro, e depois em Fortaleza. Graduado em psicologia clínica na Universidade de Borgonha na França, e formado no Conservatório de Música Nacional de Auxerre, na Borgonha. Trabalhou três anos na Aliança Francesa de Fortaleza entre 2013 e 2016, como professor e produtor cultural.

É cantor, compositor e ator. Em 2016 lançou seu primeiro trabalho autoral através do projeto social SMUP. O EP intitulado “INTÔ possui 03 faixas produzidas e gravadas por Anfrísio Rocha no Estúdio Som do Mar em Fortaleza/CE. Em 2017 estreou o show “Feita da Poeira”, um tributo à cantora e compositora Céu. Em 2018 lançou o single “Toró” e no ano seguinte  fez backing vocal no bloco d’As Travestidas. Em 2020 estreou o show “AVE EVA” que retoma as composições do primeiro EP e apresenta as novas canções. Atualmente é backing vocal do show “Baile Preto” da cantora e compositora Luiza Nobel. Estuda licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Ceará-UFC